20.5.11

Fisioterapia aquática é uma mão na roda para crianças com deficiência


 Além de ser usada para consumo, a água também é utilizada como tratamento para reabilitação de crianças com deficiência.
A fisioterapia aquática, por exemplo, é realizada dentro da piscina e usa as propriedades da água como recurso físico para diminuir o peso e o impacto nas articulações, auxiliar na redução de edemas, promover o relaxamento muscular e melhorar a capacidade cardiorrespiratória.
“Essa modalidade terapêutica possui uma série de vantagens que ajuda os pacientes a realizarem as atividades mais facilmente do que em solo. Como o peso do paciente fica reduzido quando submerso em água, é possível mover os membros sem dor e com menor esforço,” afirma a supervisora da fisioterapia aquática da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Ana Claudia Accioly de Menezes.
Nesse contexto, é importante sublinhar que o ambiente aquático constitui-se num espaço ambulatorial privilegiado e conta com uma variedade de materiais e equipamentos capazes de promover diferentes propostas de tratamentos na realização dos movimentos subaquáticos.
A piscina da AACD segue o modelo de excelência de qualidade e garante especificações em relação à temperatura da água, à acessibilidade, ao piso antiderrapante e ao uso de corrimões nas rampas e escadas.
De acordo com Ana Claudia, os exercícios ajudam não apenas no tratamento, mas também promovem a recuperação muito mais rápida dos pacientes. Ela conta que recentemente lidou com o caso de um adolescente, vítima de atropelamento.
“Ele sofreu um afundamento do crânio e perdeu parte dos movimentos motores. A fisioterapia aquática contribuiu para a evolução do quadro, ele está hoje reabilitado e até participa do coral da AACD com outras crianças”, conclui a fisioterapeuta.
Sobre a AACD
Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças (0 a 16 anos) com deficiência física e adultos amputados, para os quais são oferecidas cadeiras de rodas, muletas e próteses.
Além de tratar, a AACD tem como objetivo integrar o deficiente à vida em sociedade. Inaugurada em 14 de maio de 1999, A AACD Pernambuco atende crianças de todo o Norte e Nordeste. Em 12 anos de atuação, a unidade já ultrapassou a marca de 149 mil consultas clínicas e 833 mil terapias realizadas.
A instituição é mantida através da parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), recursos da União oriundos de emendas parlamentares, venda de produtos com a logomarca da instituição em eventos, realização de festas filantrópicas, participação efetiva dos seus sócios mantenedores, Campanha do Cofrinho, doações esporádicas, bazar, venda de cartões de Natal e aparelhos ortopédicos.
21 de março de 2011 | postado por Cinthya Leite

Nenhum comentário: