4.6.11

Cães Guias: Amigos do Homem!


Eles são dóceis, brincalhões, inteligentes e fofinhos. Sempre chamam atenção por onde passam com seus donos. Podem guiar, ajudar e dar independência para pessoas com deficiência visual. Eles são cães guias, preferencialmente são labradores, gold retriever ou pastor alemão.
O processo de treinamento é um pouco longo, aos dois meses os filhotes são selecionados para cumprir esta função. Logo, eles são ‘adotados’ por famílias temporárias que vão auxiliar na socialização do cachorro que deve passear bastante e ter contato com pessoas. Esta fase dura de um ano a um ano e meio.
Os cães voltam para o treinamento especializado com adestradores e passam por situações parecidas com as que terão que vão lidar no futuro. Depois de três meses a cinco meses ele é entregue para a pessoa com deficiência visual, por um mês eles se adaptam com a rotina de quem deverá guiar.
Geralmente, são 20 meses de treinamento e o custo de treinamento é bem alto, aproximadamente 30 mil reais. São associações que treinam e doam os cães guias, como a Escola Hellen Keller, Instituto Iris, ABAADV (Associação beira agueira de apoio ao deficiente visual) e Cão Guia Brasil. Estas recebem doações e contam com apoio de instituições privadas para bancar estes custos. Assim, ainda são pouco cães no Brasil, até último levantamento eram 70 cães guias para 150 mil brasileiros.
Cão guia no Vale
Símbolo de liberdade, os cachorros ajudam a dar independência aos donos, embora existam pessoas que não sonham tanto em ter um. O Guia Inclusivo, com ajuda da pedagoga Luciane Molina, tentou localizar um deficiente visual que tivesse um cão guia na região do Vale, mas não conseguiu.
Um dos problemas apontados, por Luciane, é a falta de estrutura das cidades da região para receber pessoas com deficiência visual e seus cães. Ela já teve um cão guia, mas não teve uma boa experiência, pela falta de espaço nas calçadas para caminhar, calçadas muito estreitas. Outro problema apontado por usuários é a questão da vida curta de seu cachorro. Um cão guia tem a vida útil de oito anos, enquanto humanos a média de setenta anos.
Novo Centro de treinamento
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP terá novo centro de treinamento de cães guias. O programa de treinamento deve durar de quatro a seis meses e será feito por veterinários da faculdade, com objetivo de doar trinta cães por ano.

Fonte: Instituto Iris
http://www.guiainclusivo.com.br/2011/05/amigos-homem-caes-guias/

Nenhum comentário: