28.8.11

A deficiência e a Desigualdade Social


Muita gente sabe que, mesmo com a possibilidade de viver uma vida comum, as pessoas com deficiência possuem restrições em seu cotidiano. A restrição mais comentada é a falta de locomoção. Geralmente, ela sempre é associada à falta de acessibilidade, pois muitos lugares que apresentam inadequações arquitetônicas são encontrados Brasil afora.
Mas é preciso ressaltar que a falta de acessibilidade, em termos estruturais, não é a única causadora das restrições na vida de uma pessoa com deficiência. Há um problema tão grave quanto o que aqui foi apontado. Este problema tem nome. Trata-se da desigualdade social.
Em Junho, o programa “Câmera Record” exibiu uma reportagem sobre a Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia. No programa, foi mostrada a história de uma senhora paraplégica que não consegue andar, e, por causa disso, se locomove com a força dos braços. Quando questionada pela repórter sobre qual era o seu maior sonho, a senhora respondeu que seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada para se locomover melhor.
A reportagem mostrou o alto grau de independência da entrevistada. Em alguns momentos, foi possível vê-la fazendo os afazeres domésticos e passeando pela vizinhança, sem contar com a ajuda de ninguém.
O caso citado acima serviu para mostrar que, de fato, a desigualdade social causa sérias restrições à vida de pessoas com deficiência. Por isso, algumas delas são impedidas até mesmo de sair de casa, seja pela falta de dinheiro para comprar uma cadeira de rodas ou muletas que auxiliariam na locomoção.
É preciso lembrar que a desigualdade social não atinge apenas aqueles que possuem deficiência. Milhares de pessoas sem deficiência não têm onde morar e, muitas vezes, passam fome diariamente. Por estes e outros motivos, é imprescindível que o governo trabalhe para diminuir cada vez mais a desigualdade social e, assim, possibilite que nós vivamos em um mundo cada vez justo e acessível.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: