28.8.11

Pessoas com Deficiência e Obesidade


A obesidade virou uma epidemia mundial, com alimentação cada vez mais industrializada, rica em gordura e açucares, a população altamente sedentária, esta já é considerada a doença do século. Segundo, pesquisa do Ministério da Saúde cerca de 48% dos brasileiros estão acima do peso e 15% estão obesos.
Geralmente, pessoas obesas têm ou podem vir a ter problemas de colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros. A obesidade é agravada no caso de pessoas com deficiência, no caso de cadeirantes.
A matéria do portal Vida Mais Livre afirma que a porcentagem de pessoas com deficiência obesas é elevada, chegando a ser de duas a três vezes maior do que da população sem deficiência. A causa seria o gasto energético menor e a ingestão excessiva de alimentos gordurosos.
Como as pessoas com deficiência movimentam menos os membros, têm mais chances de engordar, por isso é importante ter alguma atividade física, fazer treinamento funcional. Cuidar da alimentação, reeducação alimentar também podem ser formas de controlar o peso e melhorar a qualidade de vida.
No caso de cadeirantes, o excesso de peso pode afetar a coluna e dificultar até na movimentação e independência da pessoa. Somado ao fato até problemas emocionais e psicológicos. Por isso, deve aliar tratamento com nutricionista, endocrinologista, com tratamento psicológico.
Cadeiras especiais
Quando uma pessoa com deficiência engorda necessita muitas vezes de trocar a cadeira de rodas, o que ela também sente no bolso. Afinal, a cadeira de rodas e sua densidade estão associadas ao peso da pessoa. Isso também aumenta o preço deste equipamento.
Fonte:

Nenhum comentário: