6.8.11

Surfe Especial


Quem não gosta de sol, praia, verão; olhar o ir e vir das ondas, escutar o barulho do mar, admirar o horizonte, nadar, ou quem sabe surfar? O surfe é uma prática desportiva que se popularizou na década de 50, nos Estados Unidos.

O esporte sempre está associado a um estilo de vida, a sensação de liberdade, de contato e respeito à natureza, além da qualidade de vida e de alimentação mais saudável de quem o pratica.

Robson Careca, surfista desde os 12 anos e professor de surfe, comentou outros benefícios. “O surf proporciona saúde, qualidade de vida, contato com meio ambiente, aprender o cuidado com uso da água, respeito ao próximo e etc”.

Surfe adaptado

Após, um acidente de carro em 1998, quando voltava de Ubatuba (SP), o atleta ficou paraplégico e depois de oito meses resolveu voltar a entrar no mar. Ele foi um dos pioneiros a adaptar pranchas para pessoas com deficiência. Assim, teve a ideia de criar o projeto “Surf especial” em que dá aulas, como uma maneira de proporcionar qualidade de vida também para pessoas com algum tipo de deficiência.

“Depois de um ano, consegui desenvolver técnicas e adaptações nas pranchas para segurar, para dar mais equilíbrio de tronco. Tenho 16 pranchas. Existem adaptações para paraplégicos, tetraplégicos, para quem tem paralisia cerebral, para cegos com piso tátil direcional e até para quem tem síndrome de down”, diferencia Robson.

Como o surfista percebeu que existia a dificuldade de mobilidade de pessoas que moravam no interior, criou atividades em algumas cidades em rios, lagos e represas. Mesmo sem onda, as pessoas que tem receio do esporte radical podem deitar na prancha e remar.

O projeto “Surf especial” tem crescido e funciona nas cidades Caraguatatuba, São Sebastião, litoral norte de São Paulo.  Robson também tem levado a ideia do mesmo para várias regiões como: Nordeste e Sul. Ele ao mesmo tempo dá palestras e tenta promover a ideia da acessibilidade para as cidades por onde promove cursos de surfe.

O esporte além de promover a inclusão, pois enquanto a pessoa surfa muitas vezes está acompanhada de parentes e outras pessoas, ajuda na qualidade de vida e na saúde. “Primeiro coloco a pessoa no colchão inflável, ela fica na beira, depois colocamos na prancha e já vamos falando da alimentação. Às vezes a pessoa tem problema de pressão, obesidade e etc”, completa.

Caso você fique interessado e quiser mais informações, pode entrar no site:
 
http://www.surfespecial.com.br/
 http://tursurfadaptado.blogspot.com/

E-mail Robson Careca:
robsonwaves2000@yahoo.com.br

Fonte: http://www.guiainclusivo.com.br/2011/05/surfe-especial/

Nenhum comentário: