28.8.11

Dica de livro: Minha vida com Boris


Título: Minha vida com Boris
Autor: Thays Martinez
Gênero: Biografia e Memória
Páginas: 144
Formato: 13,7 x 20,8 cm
Editora Globo
A dica literária é o livro lançado recentemente pela escritora Thays Martinez. Minha vida com Boris conta a historia dela com seu cão-guia, Boris, que morreu em 2009, aos 12 anos, vítima de um tumor no coração.
Thays conta no livro o cotidiano de conviver com a deficiência visual e sua relação com um dos primeiros cães-guia do Brasil. Em entrevista à revista TPM, ela disse: “Hoje eu consigo falar do Boris numa boa, mas no começo foi muito difícil. Ele realmente foi um cão genial e parece que ele tinha consciência disso”.
A escritora, que também é advogada, não tem a visão desde criança como sequela de uma caxumba. “A única coisa que me lembro são as cores”, comentou na reportagem.
Graças ao apoio de seus familiares, Thays pôde ir para os Estados Unidos para conhecer um programa de treinamento de cães-guia, onde conheceu Boris e permanecerem um mês juntos.
Quando voltou ao Brasil, ela já se sentia totalmente segura na companhia de Boris. Com o cachorro, ela, que já tinha feito faculdade e tinha um emprego, foi atrás de novas realizações que a vida antes não a permitia.
Pelo uso de cão-guia ser raro no Brasil, ela enfrentou dificuldades para que seu cachorro entrasse em locais públicos, como estações de metrô, mas ela não desistiu e lutou pelos seus direitos.
Por causa de sua insistência, foram editadas e aprovadas leis estaduais e federais que obrigam esses locais a aceitar a presença de um cão-guia.
Atualmente, seu guia é Diesel, mas Boris fará sempre parte da vida dela.
A publicação possui uma versão impressa e outra em audiolivro.
Fonte:

Nenhum comentário: